PISTACHO

Caros Amigos,

Desta vez vimos falar-vos do Pistacho, o fruto seco que nos habituamos a consumir depois de seco e torrado, mas que também pode ser consumido em fresco e que começa a dar muito que falar no nosso país.


No VIVEIRO DO LIMA poderá encontrar plantas de Pistacho, quer pretenda apenas algumas para consumo próprio, quer esteja interessado em fazer uma plantação de maior dimensão.

Dentro desta espécie, que se diferencia de outros frutos secos por ter plantas macho e fêmea, vai poder encontrar diferentes variedades, que se poderão adaptar a distintas condições de clima e solo. Relativamente ao clima os principais fatores de sucesso são: as horas de frio durante o Inverno, as unidades de calor no Verão e a ocorrência de geadas tardias na Primavera.



As variedades mais comuns na Península Ibérica são a Kerman (Fêmea) + Peter (Macho) e a Larnaka (Fêmea) + C-Special (Macho).

A variedade Kerman, com origem no Irão, é a que mais se tem utilizado nas plantações mais recentes, por ser a que melhor se adapta às condições climatéricas continentais da Península. Trata-se de uma variedade de vigor reduzido, fruto arredondado, colheita precoce, floração tardia e elevadas necessidades em horas de frio.



A relação entre machos e fêmeas pode ser de até oito Fêmeas por cada Macho, no entanto caso pretenda poucas plantas poderá plantar apenas uma Fêmea e um Macho.



Trata-se de uma planta com necessidades muito semelhantes à amendoeira e a sua colheita acontece, normalmente, durante o mês de Setembro.


Devido à falta de plantas disponíveis nos viveiros, face à elevada procura que se tem verificado nos últimos anos, e também devido ao elevado custo das plantas, muitos produtores optam por plantar porta-enxertos que depois são enxertados no campo. No entanto, este procedimento tem-se verificado desastroso para quem não o domina e sobretudo para quem escolhe porta-enxertos menos adequados.
Em relação aos porta-enxertos os mais utilizados são o UCB1 com sucessos de enxertia a rondar os 80% e o mais tradicional Cornicabra ou Cornalheira (Pistacia terebinthus) com sucessos de enxertia que dificilmente alcançam os 20%.








Se não quer perder a vaga de plantação de Pistacho que se aproxima, não deixe de nos consultar e visitar.


VISITE-NOS.
VIVEIRO DO LIMA

O MUNDO DAS FRUTEIRAS