PROJETOS AGRÍCOLAS

Caros Amigos,

Desta vez o propósito da nossa mensagem é bem claro, queremos chegar sobretudo a todos aqueles que pretendem em breve iniciar, ou ampliar, a sua atividade agrícola.



Muitos foram os projetos agrícolas que se efetuaram nos últimos anos, em grande parte, aproveitando os fundos comunitários disponibilizados.
Infelizmente, alguns deles não tiveram os resultados esperados e muitos dos seus promotores, inclusivamente, abandonaram os seus investimentos.



Este não cumprimento dos objetivos traçados foi muitas vezes consequência de projetos mal elaborados, com valores de produção elevados e sem que os promotores tivessem sido alertados para a despesa / trabalho necessários, até à obtenção dos primeiros resultados financeiros.

Nem sempre é fácil perceber a dinâmica das plantas, sobretudo para aqueles que não possuíam qualquer formação na área agrícola, mas que foram por vezes iludidos na conversa de alguém que parecia estar a vender um "Euromilhões", que depois nunca se poderia concretizar.

 Outras situações houve, em que o projeto tudo tinha para dar certo, bem estruturado, bem pensado e com todos os fatores positivos e negativos bem claros, no entanto, uma má escolha das plantas utilizadas deitou por terra o investimento e dificilmente ele viria a ser viável.


Quando falamos em má escolha das plantas, estamos a falar: em plantas de dimensões muito reduzidas (para conseguir supostos melhores preços), em porta-enxertos mal escolhidos (que não se adaptam às condições do terreno, ou que não são resistentes a determinadas doenças, como no caso do castanheiro), em variedades que não se adaptam às condições do local (falta de frio no Inverno, excesso de calor no Verão ou geadas precoces) e em variedades completamente ultrapassadas, antigas (que não têm qualquer interesse para os mercados, cada vez mais exigentes).



Estas más opções tomadas na instalação dos pomares, foram não só devido ao desconhecimento dos promotores, mas também devido a falhas por parte dos fornecedores dessas plantas.
É bem sabido que os portugueses deixam tudo para a última hora e os empresários agrícolas não são excepção. Na maior parte das situações, somente procuram as plantas que pretendem poucos meses antes de fazer a plantação e nessa altura têm de se sujeitar ao que existe disponível no mercado.

No VIVEIRO DO LIMA aconselhamos os nossos clientes a reservar as suas plantas com a devida antecedência, de forma a poderem comprar as variedades que pretendem, no formato que lhes convém e com preços mais interessantes, pois uma planta produzida por encomenda sai sempre mais em conta.



Com uma encomenda prévia, poderá escolher livremente se pretende: Framboesas da variedade Kweli, Versalhes ou Enrosadira; Amoras da variedade Ouachita, Natchez, Primark 45 ou Triple Crown; Mirtilos da variedade Duke, Legacy, Huron ou Liberty; Kiwis Argutas da variedade Ken´s Red, Ananasnaya ou Geneva; Castanheiros da variedade Bouche de Betizac, Marsol ou Marigoule; Pistachos da variedade Kerman, Larnaka ou Sirora; Limão Caviar da variedade Rosa, Verde ou Vermelha; Amendoeiras da variedade Lauranne, Masbovera ou Guara; Gojis da variedade New Big ou Nq1; Macieiras da variedade Porta da Loja, Pero de Coura, Golden Reinders ou Gala Schniga; etc, etc, etc...


A escolha das suas plantas é um fator chave para o sucesso do seu investimento. Convém lembrar que é deles que pretende retirar um retorno financeiro durante os próximos anos, por vezes dezenas de anos, por isso esta escolha que vai fazer agora irá repercutir-se durante todo esse período de tempo.




Se vai fazer uma plantação de fruteiras não deixe de nos contactar, temos para si as variedades mais interessantes do mercado, a preços muitos competitivos.


VISITE-NOS.
VIVEIRO DO LIMA

O MUNDO DAS FRUTEIRAS