LIMÃO CAVIAR

Caros Amigos,

As cozinhas, não só dos grandes e famosos restaurantes, mas também das nossas casas, têm observado grandes alterações nas últimas décadas.
Muitos têm sido os alimentos que, com a globalização, chegaram às nossas mesas e que nos eram completamente desconhecidos até então.


Tem sido grande o interesse que tem despertado, este fruto recentemente chegado aos mercados Europeus, oriundo da Austrália e de que hoje vos falamos, o Limão Caviar, cujo nome cientifico é Citrus australasica ou Microcitrus australasica.




Trata-se de uma pequena árvore que, consoante a variedade em causa, pode atingir os 2 a 7 metros de altura, e que possui pequenas folhas persistentes, protegidas por espinhos.



Esta espécie subtropical, proveniente da Costa Oriental Australiana, apenas produz fruto no seu quarto ano de idade, caso seja multiplicada por semente.



Quando se trata de plantas enxertadas este período pode ser antecipado, sendo mesmo possível adquirir plantas já com fruto.

As suas pequenas flores dão origem, entre os meses de Dezembro e Julho, a pequenos frutos cítricos em forma de dedo, daí o seu nome inglês de "Finger Lime". O seu tamanho e forma é semelhante ao de um grande dedo polegar.



No entanto, não é só a forma exterior que diferencia este de outros citrinos.
Na verdade, é sobretudo o seu interior que surpreende, pela presença de  pequenos gomos redondos muito semelhantes ao caviar, daí o seu nome de "Limão Caviar".

Sendo esta sua característica, que faz com que seja tão procurado na elaboração de alguns pratos mais sofisticados.

É nessa utilização que é muitas vezes classificado como "Bushfood", um ingrediente nativo que veio substituir um antigo ingrediente original, neste caso o caviar.





Do ponto de vista agronómico, trata-se de uma planta capaz de resistir ao frio, que gosta de solos bem drenados, mas que necessita de rega regular, sobretudo nos primeiros anos de idade.






Acredita-se que devem existir cerca de 75 variedades diferentes, podendo o seu fruto e o seu respetivo interior ter cores muito distintas, desde o verde até ao branco, passando pelo rosa ou o vermelho.

Este fruto tem ainda uma outra característica que o diferencia de muitos outros citrinos, pois pode ser congelado durante um ano, sem perder as suas propriedades sensoriais e gustativas.

Não importa se quer investir numa grande plantação deste citrino, comprar uma planta para por no quintal ou apenas conhece-la.
Em qualquer um destes casos passe pelo VIVEIRO DO LIMA para a ver ao vivo.


VISITE-NOS.
VIVEIRO DO LIMA

O MUNDO DAS FRUTEIRAS